Rio de Janeiro

INFLUENZA

Rio prorroga campanha de vacinação contra a gripe para pessoas a partir dos seis meses de idade

Até esta segunda-feira (29), apenas 20% da população carioca havia se vacinado, menor taxa desde 2012

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
gripe campanha
Campanha, que começou em 10 de abril, teve 1.358.629 doses aplicadas até esta segunda-feira (29) - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio informou nesta segunda-feira (29) que prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe na capital fluminense. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se vacinar.

Leia mais: Rio libera vacina da gripe para todos os públicos

A meta é ampliar a cobertura da população e, principalmente, dos grupos prioritários, devido à sazonalidade das doenças respiratórias, mais comuns no inverno. É imprescindível que as pessoas procurem uma unidade de saúde para se vacinar contra a influenza o quanto antes.

A vacina previne contra os casos graves e complicações resultantes da gripe, principalmente em crianças e idosos.

A vacina contra a gripe está disponível nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma Onde Ser Atendido.

Leia também: MP-RJ denuncia Gabriel Monteiro por perseguição e desacato a coronel da PM

A vacina também está disponível no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h, e também conta com um drive-thru; e em pontos extras pela cidade, que podem ser consultados neste link.

Todas as idades

No início de maio, a Prefeitura do Rio liberou liberou a vacina contra o vírus influenza para todas as idades, independentemente de terem ou não comorbidades. Antes, a dose anual contra o vírus da gripe era destinada apenas a grupos prioritários.

Até esta segunda-feira (29), apenas 20% da população carioca havia se vacinado, o que equivale a 1.358.629 doses foram aplicadas. Mas a expectativa era que quase 90% da população fosse vacinada durante a campanha iniciada em 10 de abril. A taxa deste ano é a menor da cidade desde 2012 e até agora.

Edição: Eduardo Miranda