O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria de votos para tornar réus mais 245 denunciados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. Com isso, já são 795 pessoas tornadas rés desde o início dos julgamentos no Supremo.
A votação atual ainda está aberta no plenário eletrônico do STF. A votação encerra às 23h59 desta segunda-feira (15), mas não há mais possibilidade de a tese de rejeição às denúncias em julgamento sair vitoriosa.
Assim como nas três levas de julgamentos anteriores, só André Mendonça e Nunes Marques, os ministros indicados por Bolsonaro ao Supremo, divergiram do voto do ministro relator, Alexandre de Moraes.
A votação em andamento analisaria 250 denúncias. Porém, cinco delas tiveram análise adiada depois que os advogados das pessoas acusadas tiveram problemas técnicos para encaminhar suas manifestações aos ministros.
A partir da madrugada de terça-feira (16), um novo grupo de 250 pessoas será julgado pelos ministros do Supremo. No total, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou acusações contra 1.390 pessoas por envolvimento direto ou incitação aos atos golpistas - com isso, haverá novas levas de julgamentos até junho.
Pessoas acusadas que participaram diretamente dos ataques responderão por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e deterioração de patrimônio tombado. Já os supostos autores intelectuais e pessoas que incitaram o vandalismo responderão por incitação ao crime e associação criminosa.
Edição: Thalita Pires