Rio de Janeiro

Patrimônio público

Rádio MEC celebra 100 anos com programação especial no Rio de Janeiro

Emissora pioneira dedica programação à cultura popular brasileira na frequência 800 da AM e 99,3 da FM

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Sob ataque durante governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), rádios públicas correram risco de serem desligadas - Fernando Frazão/Agência Brasil

A Rádio MEC, primeira emissora radiofônica do Brasil, comemora 100 anos nesta quinta-feira (20). A emissora pública que é sinônimo de educação, arte e cultura, foi criada em 1923 pelos cientistas Roquette-Pinto e Henrique Morize a partir da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje, Rádio MEC. 

Leia mais: Radialista da EBC e pesquisadora, Helena Theodoro será homenageada no Congresso Nacional

Para comemorar a data, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza um evento no Teatro da Caixa Nelson Rodrigues, no centro do Rio, a partir das 17h. O encontro marca o início de uma programação especial em comemoração ao centenário ao longo do ano.

O evento desta quinta (20) terá exibição do documentário "Memória da Mídia Rádio MEC – A Escola da Rádio" e apresentação musical do grupo Carlos Malta e Pife Muderno.

A comemoração também vai incluir novidades na grade da emissora. Durante a semana, por exemplo, foram ao ar episódios de séries que resgatam a memória da Rádio MEC e o panorama cultural carioca dos anos 1920, época da inauguração da Rádio Sociedade.

A Rádio foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em julho de 2022, em meio a ameaças do governo Bolsonaro de desligar as rádios MEC AM (800 kHz) e Nacional AM (1130 kHz).

Em entrevista à Agência Brasil, a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, disse que o centenário é uma oportunidade para refletir sobre os desafios da comunicação pública e projetar o futuro da Rádio.

“Na era digital, chegar ao centenário é um convite a refletir sobre o futuro da MEC no contexto da democracia e da desinformação, como ampliar o alcance, conquistar nova audiência e retomar propostas fundadoras, como a formação de público e a difusão da música e da educação”, ressalta.

História

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora pioneira possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

Toda programação é voltada para a difusão da cultura popular brasileira e a diversidade da música nacional. Gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto estão presentes na grade. Conta ainda com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.

Para ouvir a Rádio MEC, basta sintonizar na frequência 800 da AM e 99,3 da FM, no Rio de Janeiro, e em 87,1 na FM em Belo Horizonte e Brasília. A transmissão ao vivo também é feita pelo site radios.ebc.com.br.

Edição: Clívia Mesquita