Em operação que investiga adolescentes por ameaça e incitação à violência, a Polícia Civil de Santa Catarina cumpre no Rio de Janeiro três mandados de internação provisória, além de buscas e quebras de sigilo, nesta quarta-feira (19). Ao todo, a polícia catarinense cumpre 10 mandados de busca e apreensão em 5 estados do país.
As investigações tiveram início após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em 5 de abril. Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas. O assassino foi detido.
Leia também: Lula sobre ataque em Blumenau: 'Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos'
No estado do Rio, os policiais cumprem 3 mandados de busca e apreensão contra adolescentes que moram em Duque de Caxias, São Gonçalo e Barra Mansa. Segundo o portal G1, eles já vinham sendo monitorados pela Polícia Civil do Rio e, inclusive, já haviam sido alvos, anteriormente, de mandados de busca e apreensão.
Em Duque de Caxias e São Gonçalo são cumpridos mandados de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Civil, os alvos são pessoas que trocavam mensagens por rede social com um adolescente em Santa Catarina. Além do Rio, a polícia catarinense está em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Pernambuco.
Os adolescentes são investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.
Edição: Mariana Pitasse