No final da tarde desta sexta-feira (14), o Centro de Operações do Rio (COR) informou que a cidade entrou em estágio de mobilização devido à chuva. A previsão é de pancadas isoladas até a noite, ventos moderados e temperatura mínima de 16°C.
Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva sobre a região serrana e a baixada fluminense se deslocam em direção às zonas Norte e Oeste, podendo ocasionar chuva de intensidade moderada a forte. Ainda há possibilidade de raios nas próximas horas.
Leia mais: Com dívidas, distribuidora de energia Light tem na Justiça direito de suspender pagamentos
O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco. Significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade, por isso a população deve se manter informada sobre a situação em diferentes pontos.
Na Avenida Brasil, houve registro de bolsões d'água no sentido centro da cidade. Há a possibilidade de nova mudança de estágio devido ao deslocamento da chuva.
A prefeitura recomenda que as pessoas se cadastrem no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP da residência para o nº 40199, por mensagem de texto. O serviço é gratuito. Se necessário, utilize os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Segundo o COR, houve registro de 10mm de chuva em Paquetá em uma hora. Já nos bairros Ilha do Governador, Penha e Anchieta, na zona Norte, os níveis de chuva foram de até 5.2mm.
Final de semana
As condições do tempo nesta sexta-feira são influência da aproximação e a passagem de uma frente fria no oceano. Para o final de semana, áreas de instabilidade associadas à um sistema de baixa pressão no oceano manterão o tempo instável.
Amanhã (15), a chuva poderá passar de 10mm em alguns pontos da cidade. Já no domingo (16) a entrada de umidade do oceano no continente manterá o tempo nublado com chuva isolada a qualquer momento. Há possibilidade da chuva dar uma trégua aos cariocas somente na segunda-feira (17).
A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para as orlas do Rio. Ondas de até 2,5 metros de altura podem atingir o litoral da cidade no sábado. Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros.
Edição: Clívia Mesquita