Paraná

Coluna

100 dias de Governo: Há lugar para o Pindorama nesta terra “Vermelha como brasa”?

Imagem de perfil do Colunistaesd
Ministras dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial foram prestigiadas pela presença do presidente Lula, na primeira cerimônia no Palácio do Planalto - Foto: Matheus Alves (@imatheusalves)
outros cem dias para que possamos afirmar nossa retomada de fato, esta retomada do Brasil para si

Esta semana chegamos aos cem dias de governo Lula (PT) e em meio a tantos balanços desse período proponho destaque às medidas relacionadas aos direitos humanos. Antes de tratar da conjuntura, sugiro que abra seu player de músicas favorito e escute a canção “Brasis”, canção de Elza Soares, gravada para o álbum Planeta Fome de 2019.

Aos fatos: Nesses cem dias tivemos a assinatura da lei que equipara injuria racial ao crime de racismo, a discriminação torna-se crime imprescritível. No dia 21 de março veio a assinatura de decreto que reserva 30% dos cargos de comissão para negros e indígenas. Outras duas medidas mais simbólicas foram assinadas, a Lei nº 14.519, de 5 de Janeiro de 2023, que institui o 21 de março como o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a Revogação da Medalha Princesa Isabel e a criação do Prêmio Luís Gama.

Encerro com estes elementos simbólicos – a data comemorativa e a criação do prêmio – para destacar o árduo caminho que nós, negros e negras seguimos desde a luta abolicionista, enfrentando este limiar entre o extermínio e a apropriação de nossa cultura que apesar de seguir em curso ao longo dos séculos, não é capaz de nos derrotar, assim como não o fez com os povos originários.

A sugestão da canção neste artigo vem para contribuir com a conclusão que chego agora, a retomada apenas começou, levará mais cem dias e outros cem mais para que possamos afirmar nossa retomada de fato, esta retomada do Brasil para si, que não se faz apenas com um presidente progressista, mas no conjunto de forças sociais que demandam de políticas públicas condizentes com a realidade e com a história deste povo. Retomemos os Brasis que queremos anunciando o bem-viver em contra ponto a politica de extermínio posta em tantos atentados e golpes.

Oh, pindorama eu quero
Seu porto seguro
Suas palmeiras
Suas feiras, seu café.

Suas riquezas
Praias, cachoeiras
Quero ver o seu povo
De cabeça em pé.

Ouça no player abaixo ou no link a seguir: Elza Soares – Brasis YouTube

 

Edição: Lucas Botelho