A exemplo do Brasil, a extrema-direita não desapareceu com suas recentes derrotas eleitorais ao redor do mundo. Mas afinal, qual é a cara da nova direita global? É o que o pesquisador norte-americano Benjamin Teitelbaum apresenta para o público na próxima quinta-feira (30) na conferência "A nova direita mundial: Tradicionalismo, Populismo e a disputa de imaginários" na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Leia mais: Programa para famílias de baixa renda de Cláudio Castro pagou até dono de aeronaves e barcos
O evento acontece no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), no Flamengo, na zona sul, a partir das 19h, e ainda vai contar com as contribuições da professora e Pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, e do professor e pesquisador do Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (Labim) da Uerj, Erick Felinto.
Benjamin Teitelbaum é pesquisador da extrema-direita, etnógrafo e professor da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. O convidado, que está pela primeira vez no Brasil, vai apresentar sua pesquisa sobre as ideias e o imaginário da nova direita global.
A conferência terá transmissão online neste link. Teitelbaum é autor do livro "Guerra Pela Eternidade" (Editora da Unicamp, 2020).
O pesquisador norte-americano realizou entrevistas com ideólogos de direita entre 2018 e 2019 e para abordar o Tradicionalismo, ideologia por trás de figuras ligadas aos políticos populistas de direita de vários países: Aleksandr Dugin, na Rússia de Putin, Steve Bannon, nos Estados Unidos de Trump e Olavo de Carvalho, ideólogo de Bolsonaro.
Segundo Teitelbaum, o movimento radical legitima valores como supremacia racial, democracia liberal e que vem crescendo nos últimos anos em diferentes países.
Serviço
Quinta-feira (30), de 19h às 22h.
Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (Av. Rui Barbosa, nº 762, Flamengo)
Evento gratuito e com tradução simultânea inglês/português
Certificados serão emitidos para os participantes presenciais
Realização: Extensão UFRJ e Labim (Uerj)
Apoio: Faperj, CNPQ, PPGCom UERJ, PPGcom UFRJ, Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, PPGCom UERJ, PPGCom UFRJ, Labic UFRJ
Edição: Clívia Mesquita