A ressaca do mar na noite da última terça-feira (28) fez com que a água invadisse um trecho do calçadão da Praia do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. A Prefeitura precisou realizar um desvio do trânsito na avenida Delfim Moreira, que beira o mar, para que a Comlurb fizesse a retirada de areia da praia na altura do posto 11.
Leia mais: Sensação térmica de quase 60°C e pancadas de chuva marcaram verão do Rio, que acaba hoje
Segundo o sistema Alerta Rio, a circulação de ventos úmidos após a passagem de uma frente fria provocou o predomínio de céu nublado. O céu esteve parcialmente nublado, com registros de chuva fraca nos períodos madrugada/manhã. Os ventos estiveram moderados e as temperaturas estiveram estáveis em relação ao dia anterior, com mínima registrada de 20,3°C e máxima registrada de 30,3°C.
Na segunda-feira (27), a Marinha emitiu alerta de ressaca para ondas de até 2,5 metros de altura. Nessas condições, recomenda-se evitar banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca, evitar também a prática de esportes no mar e a navegação para pesca.
Tempo nesta quarta
As condições do tempo nesta quarta-feira (29) na cidade serão influenciadas por ventos em médios e altos níveis da atmosfera. O céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de pancadas de chuva isoladas na tarde e noite, podendo vir acompanhadas de raios. Os ventos apresentarão intensidade fraca a moderada e as temperaturas estarão em elevação, com mínima de 20°C e máxima de 34°C.
Próximos dias
Entre a quinta (30) e sexta-feira (31), ventos em altos níveis da atmosfera, associados ao transporte de umidade deixarão o tempo instável, com previsão de pancadas de chuvas isoladas nos períodos da tarde e noite, podendo vir acompanhada de raios. A chuva poderá passar de 6,4mm/15min em pelo menos um ponto da cidade, potencial de estágio de Mobilização.
Leia também: Merenda escolar é principal refeição do dia para maioria dos estudantes da rede pública do Rio
No sábado (1º), a aproximação de uma frente pelo litoral da Região Sudeste, associada a ventos em altos níveis da atmosfera deixarão o tempo instável, com previsão de pancadas de chuvas isoladas de intensamente moderada a forte, nos períodos da tarde e noite, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento. A chuva poderá passar de 25mm/1 hora em pelo menos um ponto da cidade (Potencial estágio de Mobilização podendo evoluir para Atenção).
No domingo (2), com a passagem rápida desta frente fria, o predomínio será de céu nublado, com chuva fraca a moderada isolada a qualquer hora do dia na cidade do Rio. Os ventos estarão moderados a fortes e as temperaturas em declínio. Ventos de 50 km/h com rajadas podendo passar dos 70 km/h. A chuva poderá passar de 10mm/h em pelo menos um ponto da cidade.
Edição: Eduardo Miranda