restituição

Está aberta consulta a lote residual da restituição do Imposto de Renda

Contribuintes que caíram na malha fina já podem consultar o recebimento no site da Receita Federal

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Caso o contribuinte não verifique seu nome na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e emitir o seu extrato - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Receita Federal está disponibilizando a consulta dos lotes residuais de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de março deste ano. No total serão contemplados mais de 94 mil contribuintes cujas declarações de 2022 caíram na malha fina e já acertaram as contas com o leão.

O pagamento cairá na conta informada na declaração do Imposto de Renda no dia 31 de março deste ano.

:: Imposto de Renda 2023: Envio das declarações começa nesta quarta-feira (15) ::

O valor total que será pago a estes contribuintes será de R$ 300 milhões, sendo mais da metade deste montante destinados aos lotes prioritários, que englobam idosos acima dos 80 anos, contribuintes que têm entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência ou moléstia grave e trabalhadores que possuem a maior fonte de renda proveniente do magistério.

Fora estes, mais de 61 mil contribuintes não prioritários também irão receber a restituição.

Para realizar a consulta é necessário acessar a página da Receita Federal. Na sequência deve-se acessar o item "Imposto de Renda" e, em seguida, clicar em "Consultar a Restituição".

Também é possível conferir acessando o aplicativo da Receita Federal, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play ou na Apple Store. 

Caso o contribuinte não verifique seu nome na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e emitir o seu extrato. Caso haja pendências, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de restituição daqueles que caíram na malha fina.

:: Saiba como destinar o pagamento do Imposto de Renda a projetos sociais ::

Os valores ficarão disponíveis para saque no Banco do Brasil pelo prazo de até um ano. Depois deste período, se o contribuinte quiser ter acesso ao dinheiro deverá solicitar o saque no Portal e-CAC, no menu "Declarações e Demonstrativos". Na sequência deverá clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Caso haja algum problema com a conta informada para depósito e a restituição não for depositada, o contribuinte poderá agendar para retirar o dinheiro em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB. Essa autorização também pode ser solicitada por telefone, ligando para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil.

Edição: Nicolau Soares