A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio montou um drive-thru no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na zona sul, para facilitar a vacinação de idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção com a dose de reforço da Pfizer bivalente.
Leia mais: Município do Rio não recebe doses e atrasa campanha de vacinação contra mpox
O serviço funciona em horário especial, de domingo a domingo, das 8h às 22h, e já vacinou três mil pessoas desde sua abertura, no dia 28 de fevereiro. A entrada dos veículos é pela Avenida Venceslau Brás, ao lado Hospital Municipal Rocha Maia.
"O drive-thru é um sistema que facilita o acesso das pessoas com dificuldade de locomoção, mas está aberto a qualquer perfil de paciente, desde que esteja nos grupos aptos a receber a bivalente neste momento. Tem gente que vem até de táxi, porque é um serviço muito rápido. A pessoa recebe a vacina dentro do carro, com muita praticidade e conforto", explica a coordenadora do Super Centro Carioca de Vacinação, Adriana Desterro.
Todas as pessoas do grupo prioritário estão aptas a receber a vacina bivalente. Entre elas estão pessoas com deficiência permanente (PcD) com 12 anos ou mais, idosos a partir de 60 anos, pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas.
Leia também: Rio de Janeiro é o sexto estado com maior número de pessoas na fila de transplantes
Além do drive-thru, as 237 unidades de Atenção Primária do município realizam a vacinação em domicílio para idosos, pessoas com deficiência ou acamados. Para isso, é necessário que um familiar entre em contato com a unidade de saúde de referência solicitando o serviço. A vacinação é agendada conforme cronograma da unidade, em até 30 dias.
Super Centro Carioca de Vacinação
O Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, é dedicado exclusivamente aos serviços de imunização, com funcionamento para vacinas de rotina de domingo a domingo, das 8h às 22h, para ampliar o acesso da população. A unidade está instalada no prédio histórico ao lado do Hospital Municipal Rocha Maia.
Edição: Clívia Mesquita