A velha guarda da Portela se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. O decreto foi publicado prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), no Diário Oficial do município nesta terça-feira (21). A escola, que é a maior campeã do carnaval carioca, com 22 títulos, completa 100 anos de existência em 2023.
Leia também: Na pandemia, jornais reproduziram fake news ditas por Bolsonaro nos títulos das notícias
A velha guarda já havia recebido o título de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado do Rio de Janeiro em dezembro de 2021. O reconhecimento foi oficializado através da Lei n° 9.505, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins (PP), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL).
No decreto divulgado nesta terça, o prefeito do Rio destaca "a necessidade de se reconhecer e contribuir com a preservação e perpetuação desses que são um dos principais atores responsáveis pelo tradicional carnaval carioca, pelo samba e pela cultura da Cidade do Rio de Janeiro".
Neste ano, a escola levou seu centenário para a Sapucaí, com o enredo "O azul que vem do infinito". A velha guarda, por sua vez, ganhou destaque no desfile numa das primeiras alas.
Edição: Mariana Pitasse