Bolsonaro foi aconselhado a fazer outras viagens internacionais antes de voltar ao Brasil
A volta de Michelle Bolsonaro aos Estados Unidos adiou o plano do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, de alçar a ex-primeira dama ao posto de presidenciável.
A suspeita é que Michelle tenha voltado para resgatar parte das joias que estavam com o ex-presidente e que o TCU (Tribunal de Contas da União), determinou a entrega imediata.
::MPF investiga Bolsonaro e Michelle por peculato, Lewandowski suspende parte da Lei das Estatais::
Apesar de não ter sido um caso que extrapolou o círculo progressista de notícias e repercutiu pouco entre bolsonaristas radicais, o escândalo das joias deixa a família Bolsonaro em dificuldades políticas.
Bolsonaro, inclusive, foi aconselhado a fazer outras viagens internacionais antes de voltar ao Brasil, até que o caso esfrie.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Ex-juiz acossado
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), teve uma semana difícil. Em fala no Plenário do Congresso, foi duramente questionado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). Carvalho fez fala colocando o ex-juiz como responsável pelo avanço da extrema-direita no Brasil e pela tentativa de golpe do dia 8 de janeiro.
A outra derrota foi a revogação da prisão do advogado Rodrigo Tacla Duran, pelo agora juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba (cargo ocupado por Sergio Moro durante a Lava Jato), Eduardo Appio.
Duran trabalhou para a empreiteira Odebrecht e, durante depoimentos, afirmou que foi coagido por um amigo de Sergio Moro, por meio de negociações paralelas, a receber propinas para abrandar sua pena em um eventual acordo de delação.
O advogado, que vive na Espanha, pode expor esquemas paralelos da Lava Jato.
Cafezinho
O Cafezinho da semana vai para o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que na última semana realizou a 20ª edição da Colheita do Arroz Orgânico, no Rio Grande do Sul.
O movimento é o maior produtor de arroz do país por meio de suas cooperativas no sul do país e recebeu ministros e diversas autoridades na festa histórica, realizada no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS), região metropolitana da capital gaúcha.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes