E se fosse possível contar a história do movimento feminista de Pernambuco através de imagens? Motivados por esta indagação e pela lacuna de mulheres em imagens de levantes em acervos públicos, pesquisadores e integrantes do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) construíram uma publicação com registros fotográficos que contam a história de mais de três décadas do movimento.
O resultado desse trabalho foi a publicação FMPE: Imagens de Luta, um material composto por um livreto, 22 cartões-postais e um cartaz a serem distribuídos ao público. Na última semana, para aproveitar o Março das Mulheres, o lançamento do material aconteceu na sede do SOS Corpo, no bairro da Madalena.
:: Célia Xakriabá se torna primeira liderança indígena a presidir uma comissão no Congresso ::
Tudo isso foi fruto da pesquisa Rastros e Levantes em Pernambuco, dos pesquisadores Marcela Lins e Guilherme Benzaquem, realizada com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Inicialmente, a ideia era investigar de que maneira os levantes e insurgências apareciam nos arquivos públicos locais.
Contudo, durante a pesquisa, o apagamento de mulheres chamou atenção. "Ficamos dois anos investigando no Museu da Cidade do Recife e na Fundação Joaquim Nabuco, olhando tudo do século XX. A gente percebeu a forte predominância de uma iconografia masculina", explica Marcela Lins. Foi isso que os motivou a mergulhar no acervo de um movimento social.
:: Com ministros e presenças internacionais, MST-RS faz Festa da Colheita do Arroz Agroecológico ::
Imersão no acervo do FMPE
O Fórum de Mulheres de Pernambuco abraçou a ideia dos pesquisadores e logo criou uma Comissão de Memória para trabalhar nessa frente. Com a ajuda de militantes antigas do movimento, foi possível categorizar as imagens de acordo com o ano e os tipos de atividades.
O FMPE é um movimento feminista, antirracista, anticapitalista e antipatriarcal fundado em 1988. Ele foi fundado a partir da aliança entre grupos de mulheres organizadas em diferentes bairros, militantes de partidos políticos, trabalhadoras domésticas, clubes de mães, intelectuais feministas e estudantes. Ao longo dos anos, o FMPE realizou inúmeras ações políticas, campanhas de conscientização, formações e mobilizações, tendo um papel fundamental na luta pelos direitos das mulheres em Pernambuco.
:: Exclusivo: Governo Lula discute criação do Bolsa Família Indígena; entenda a proposta ::
"Nós pensamos o gesto da rememoração como um ato que não só faz lembrar as lutas do passado, como também prospectar outros futuros", é o que defende a pesquisadora Marcela Lins. Com isso em mente, a ideia de difundir a memória da luta feminista no estado é a de inspirar mulheres e a sociedade em geral a se engajarem nas lutas contra as opressões.
Há mais de 10 anos no Fórum, Sophia, socióloga e militante do FMPE, integrou a comissão e participou ativamente do Rastros e Levantes. "Olhar pro passado é uma forma de entender um pouco mais do presente e dos desafios políticos que temos", conta.
Criação de referências locais
Além de difundir a memória de luta histórica do movimento, a socióloga aponta para a criação de novas referências locais, a partir da valorização da contribuição do movimento feminista local pelos direitos das mulheres no país. "Por estarmos na periferia do mundo, às vezes a noção de feminismo que temos é a partir da Europa e dos Estados Unidos, porque tem muito mais material produzido sobre essa história, ela circula muito mais", sinaliza.
No entanto, ao olhar para as imagens, ela não hesita em defender o que caracteriza as mulheres pernambucanas que fizeram luta: "Muita força, coragem, ousadia e criatividade".
Assim, contemplar essas imagens se torna fundamental para pensar o caminho trilhado até aqui e quais são os desafios atuais. "Olhar pra história traz força pra organização, pra luta e para reinventar um futuro mais alegre e com mais direitos", finaliza.
Imagens de Luta
A publicação FMPE - Imagens de Luta apresenta importantes marcos do movimento ao longo de sua história. A versão digital pode ser acessada através do site: www.rastroselevantespe.com.
Fonte: BdF Pernambuco
Edição: Elen Carvalho