Rio de Janeiro

IMUNIZAÇÃO

Rio começa a aplicar vacina bivalente contra a covid em gestantes e puérperas

Campanha abrange idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde de acordo com a idade; confira o calendário

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Imunizante bivalente protege contra a variante ômicron da covid; vacina está disponível em todas as clínicas da família - Reprodução/Prefeitura do Rio

Nesta segunda-feira (13), a cidade do Rio começa a aplicar a dose de reforço com a vacina bivalente contra a covid em gestantes e puérperas. Quem vai se vacinar precisa ter recebido, pelo menos, duas doses de qualquer vacina há pelo menos quatro meses. A vacina bivalente é a mais atualizada e protege contra a variante ômicron da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as mães devem apresentar um documento que comprove a condição. Pode ser o cartão de pré-natal, declaração do nascido ou certidão de nascimento do recém-nascido. A vacinação segue disponível para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade.

Leia mais: 

Além das clínicas da família e centros municipais de saúde, o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na zona sul, está aplicando a vacina todos os dias da semana. O posto da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, está fechado para manutenção até quinta (16).

O ponto de vacinação no Planetário da Gávea foi reaberto nesta segunda (13). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados até 12h.

A partir da próxima terça (14) é a vez dos trabalhadores da saúde receberem o reforço com a vacina bivalente. Segundo o calendário, por ordem de idade, até sábado (18) o reforço será liberado para os profissionais que atuam na área da saúde e tem 18 anos ou mais.

Confira as datas:

 

Edição: Clívia Mesquita