Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, o Procon RJ realiza um mutirão para solucionar problemas nos cartões Riocard e relativos à tarifa social, além de negociações de dívidas.
Durante três dias, os consumidores poderão colocar suas contas em dia diretamente com os credores e receber atendimento sobre concessionárias de serviços públicos.
Leia mais: Saiba como se cadastrar na tarifa social e pagar R$ 5 no metrô do Rio a partir de abril
Após o aumento da passagem de R$ 5 para R$ 7,40 dos trens da Supervia, passageiros tiveram dificuldade para habilitar a tarifa social nos cartões Riocard Mais, como mostrou o Brasil de Fato. Usuários ouvidos pela reportagem também relataram cobrança indevida e filas para cadastrar o benefício.
Segundo o Governo do Rio, o objetivo do mutirão é possibilitar que os consumidores retornem ao mercado de consumo de forma tranquila, "além de facilitar a solução dos problemas cotidianos desse público".
Estão confirmadas no mutirão de conciliação mais de 20 empresas do setor varejista, concessionárias de telefonia, energia e água, bancos, cartão de crédito, entre outros.
Entre elas estão: Claro, Bradesco, Santander, CEF, Banco do Brasil, Cedae, Naturgy, Águas do Rio, RioCard, Casa & Vídeo, Light, Itaú, Enel, Tim, Vivo, Sicoob, Oi, Via (Casas Bahia e Ponto), Crefisa, Sky e CDL.
A ação dura até a próxima terça-feira (14) na sede da autarquia localizada na Av. Rio Branco, n⁰ 25, centro do Rio, das 10h às 14h. O Procon RJ orienta que o consumidor compareça munido de todos os documentos pertinentes ao problema que busca a solução. Já na quinta (15), os clientes interssados devem comparecer ao Largo da Carioca, também munidos da documentação necessária.
Edição: Clívia Mesquita