O Instituto Marielle Franco divulgou nesta semana a programação do "Festival Justiça por Marielle e Anderson", que acontece na próxima terça-feira (14) na Praça Mauá, região central do Rio de Janeiro. O evento marca meia década desde o assassinato ainda sem resolução da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes.
Leia mais: Governo federal reativa comitê gestor do Cais do Valongo, no Rio, e prepara museu na região
Ao longo de todo dia estão previstas atividades gratuitas. O Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã recebem exposições abertas ao público com obras em homenagem a Marielle. Além disso, a Redes da Maré lança o Boletim da Segurança Pública da Maré, no MAR, às 13h.
A partir das 17h começam os shows do Festival com artistas como Djonga, Luedji, Azula, Baile Black Bom e Bia Ferreira, além das participações especiais de Marcelo D2 e Criolo. No evento, as famílias de Marielle e Anderson subirão ao palco reafirmando a luta para resolução do caso.
Pela manhã, acontece a tradicional missa por Marielle e Anderson na Igreja Nossa Senhora do Parto, próxima à Estátua de Marielle, instalada no buraco do Lume, no centro do Rio.
"Agora, com a mudança no governo, crescem as esperanças de que as autoridades responsáveis cumprirão seu papel", afirma o Instituto Marielle, acrescentando que cinco anos sem respostas é tempo demais.
O Festival conta com apoio logístico do Pier Mauá, Museu do Amanhã, Porto Maravilha, MAR, Prefeitura do Rio e do Comitê Justiça por Marielle e Anderson.
Confira a programação completa:
Edição: Clívia Mesquita