A jornalista ícone da televisão brasileira Glória Maria, que morreu em fevereiro em decorrência de complicações de um câncer, será homenageada pela cidade de Búzios, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde mantinha uma casa de veraneio. A rua Jamelão, na praia de Geribá, onde fica sua casa, passará a se chamar "Rua Jornalista Glória Maria".
Leia mais: Baixada Fluminense registrou um em cada quatro casos de feminicídio no estado do RJ
A decisão foi publicada por meio do Decreto Municipal n° 2.118, do prefeito Alexandre Martins (Republicanos). Segundo o documento, a alteração do nome da via considera "o dever do Poder Executivo de realizar homenagens cívicas, bem como elaborar na concretização da memorização da história e da proteção do patrimônio cultural imaterial do município”.
A instalação da placa com o nome da jornalista está prevista para a próxima semana. Em 2020, Glória Maria publicou uma foto na praia de Geribá ao lado do amigo e treinador Renato Gaúcho.
"Até hoje temos casas vizinhas em Búzios. Mas não temos ido faz tempo. Essa foto tem uns 25 anos. Época em que sempre encontrávamos em. Búzios! Um tempo maravilhoso não é Renato? Adorei encontrar essa foto!", escreveu nas redes sociais.
Nascida em Vila Isabel, na zona norte do Rio, e filha de um alfaiate e uma dona de casa, Glória Maria se formou em jornalismo na PUC-Rio. Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo em cores no telejornal "Jornal Nacional" e a primeira repórter negra da TV brasileira.
Viajou para mais de 100 países e realizou coberturas de momentos históricos como a Guerra das Malvinas (1982), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998). Ela também apresentou o Fantástico de 1988 a 2007. Glória Maria estava no Globo Repórter há 12 anos.
Edição: Clívia Mesquita