ECONOMIA GLOBAL

Ministro Mauro Vieira encontra premiê da Croácia para discutir adesão do Brasil à OCDE

Reunião entre Mauro Vieira e Andrej Plenković fortalece planos de entrada brasileira na organização

|
Ministros de Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou à Croácia na ultima terça (14) para reunir-se com primeiro ministro Andrej Plenkovic - Reprodução

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, foi recebido nesta terça-feira (14) por Andrej Plenković, o primeiro-ministro da Croácia, na capital do país, Zagreb.

"Com o novo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que já atuou como embaixador do Brasil na Croácia, conversei sobre os desafios globais e o fortalecimento das relações. Somos gratos a ele por sua contribuição durante seu serviço diplomático em Zagreb", publicou Plenković no Twitter.

Durante o encontro, os ministros trataram das relações bilaterais entre os países, e, principalmente, possibilidades para o incremento dos fluxos de comércio e do processo de acessão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), do qual o Brasil e a Croácia têm feito parte, ao lado de outros países, como a Argentina, Bulgária, Peru e Romênia.

As negociações para a adesão da Croácia à OCDE tiveram início oficial em julho de 2022, quando o país balcânico, quando Plenković se encontrou com Ulrik Vestergaard Knudsen, membro da OCDE. 

Saiba mais: Veja do que o Brasil abriu mão para (não) entrar na OCDE

Na época, Plenković afirmou que aquele era um "momento histórico", também levando em conta o fato de que o país aderiu ao acordo de Schengen, que permite que haja fronteiras mútuas com outras nações europeias, e começou a integrar a zona do euro. 

A entrada na organização por parte brasileira começou a ser pleiteada ainda sob a administração do governo de Jair Bolsonaro, e a ideia voltou a ser discutida pelo ministério da Fazenda de Fernando Haddad, que afirmou em 19 de janeiro de 2023 que já tem um grupo de trabalho para apresentar os termos para uma eventual entrada. As informações são da agência Globo.

"O Brasil pleiteou a entrada no organismo. Essa aproximação está acontecendo naturalmente e agora vamos ver com Itamaraty e o presidente da República os próximos passos. Temos de desenhar a política que vai ser feita com o Itamaraty e os ministérios para se alinhar às determinações do presidente da República", explicou o ministro,  que havia se reunido com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann.

Durante o encontro com Mauro Vieira, Plenković também reiterou sua condenação aos atos golpistas feitos por apoiadores de Bolsonaro no dia 8 de janeiro. O ministro será recebido na próxima quarta-feira (15)  pelo Presidente da Croácia, Zoran Milanović.