Além dos tradicionais blocos que levam milhões de foliões às ruas do Rio de Janeiro, esta época do ano também inclui eventos voltados especialmente para as crianças pularem o carnaval. Um deles é o Gritinho de Carnaval, organizado pelo projeto Favela Mundo, em três comunidades cariocas.
Leia mais: Criado por usuários da rede de saúde mental, Bloco Império Colonial torna carnaval uma terapia
A partir desta quarta-feira (15), a folia começa na escola de educação básica Srª Perciliana de Alvarenga, na Cidade de Deus, zona norte, às 10h, e na Biblioteca Parque da Rocinha, na zona sul, às 14h. Já na quinta (16), a festa continua no CIEP Henfil, na zona portuária, às 14h.
Os pequenos e as famílias poderão brincar e se divertir com marchinhas tradicionais e grandes sambas-enredo das escolas de samba. Prepare a serpentina e e capriche na fantasia das crianças, pois as mais criativas serão premiadas com kits escolares. A entrada é gratuita.
Para o fundador da ONG Favela Mundo, Marcello Andriotti, o Gritinho de Carnaval traz a magia dos antigos bailes infantis. “Estamos promovendo uma festa de Carnaval exclusivamente para crianças e jovens, em que o brincar é o mais importante. Estamos abrindo as portas para que possamos comemorar a retomada dessa festa tão importante para nossa cidade", afirmou.
O Favela Mundo é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, LAMSA, Metrô Rio e Magellan IP, através da Lei do ISS. Fundada em setembro de 2010, o projeto passou por 11 comunidades e beneficiou mais de 11.000 crianças e jovens.
Confira a programação do Gritinho de Carnaval:
Quarta-feira (15)
10h - Cidade de Deus (EDI Srª Perciliana de Alvarenga: Rua Moisés, s/n)
14h - Rocinha (Biblioteca Parque da Rocinha: Estrada da Gávea, 454)
Quinta-feira (16)
14h - Caju (CIEP Henfil: Rua Carlos Seidl, s/n)
Edição: Clívia Mesquita