O Ministério da Saúde enviou 300 mil doses de vacinas contra a covid-19 para a Secretária de Estado e Saúde do Rio de Janeiro, com isso, municípios que estavam desabastecidos como a capital fluminense e São Gonçalo, na região metropolitana, voltam a aplicar o imunizante Pfizer Baby em crianças de seis meses a quatro anos de idade com comorbidades. Ao todo, o Rio recebeu 64 mil doses, enquanto São Gonçalo recebeu 9.850 doses.
Leia mais: A quem serve a pandemia? A face oculta da covid-19 no Brasil
A prefeitura do Rio informou que o número de crianças de seis meses a quatro anos vacinadas é muito baixo. Foram 27.835 (7,8%). Já os pequenos de quatro a 11 que foram imunizados com a primeira dose o total é de 29.454 (8,4%). Ainda segundo a pasta, 295.971 (83,8%) das crianças dessa faixa etária ainda não tomaram nenhuma dose da vacina da covid-19.
Já a prefeitura de São Gonçalo ressalta que para as crianças de cinco a 11 anos, está disponível apenas a segunda dose do imunizante coronavac. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo ainda não tem doses da Pfizer pediátrica e não há previsão de recebimento.
Os dois municípios seguem com a vacinação para o público de 12 anos ou mais normalmente.
Edição: Jaqueline Deister