Novas chuvas

Rio e região metropolitana têm alerta de chuvas fortes na tarde desta quarta-feira (8)

Autoridades pedem que as pessoas fiquem em casa e evitem deslocamentos durante os momentos de chuva

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Durante a noite desta terça-feira (7), foram acionadas 113 sirenes em comunidades localizadas em áreas de risco para deslizamentos e escorregamentos no Rio - Tânia Rego/ Agência Brasil

Nas redes sociais, os perfis oficiais das prefeituras da região metropolitana do Rio de Janeiro e de seus representantes estão compartilhando atualizações sobre uma nova previsão de chuva forte nesta quarta-feira (8). 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), se pronunciou lamentando as mortes que aconteceram na cidade após o temporal da última terça-feira (7). Além disso, pediu que as pessoas evitem deslocamentos nos momentos de chuva durante essa quarta (8). Paes também fez um alerta para que se saia de casa quando as sirenes tocarem.

Leia também: No Rio, temporal aciona 113 sirenes em comunidades e causa morte de uma criança

“Nós devemos ter mais chuva hoje, a cidade já voltou ao estágio de normalidade, mas óbvio que a chuva de ontem carregou muito lixo, provocou bolsões d'água, alagamento, entupimento de galerias. Então com a chuva de hoje a gente pode voltar a ter problemas. Evite se deslocar no momento de chuva forte, fique atento às informações da imprensa, do Centro de Operações, que monitora a cidade o tempo todo e dá essa previsão para a gente”, disse em vídeo postado durante a manhã também no perfil do Centro de Operações Rio.

Na noite de terça-feira (7), durante o temporal, Paes orientou as pessoas para ficarem "em local seguro para que até os órgãos públicos possam trabalhar", após registros de ruas alagadas e rios que transbordaram. Na cidade, foram acionadas 113 sirenes em comunidades localizadas em áreas de risco para deslizamentos e escorregamentos. 

Já o perfil da Prefeitura de Niterói informou nas redes sociais que a cidade permanece em estágio de alerta nesta quarta-feira (8). As sirenes de seis comunidades foram acionadas na última terça-feira (7), mas não houve registros de feridos. As aulas foram suspenas nas unidades escolares que tiveram danos causados pelas chuvas.

“O volume de preciptação foi acima do esperado - a média de chuva para todo o mês de fevereiro na cidade é de 134mm. Na tarde da última terça (7), em apenas seis horas, choveu 134,8 mm em média. A cidade continua em estágio de alerta nesta quarta (8)”, diz a postagem.

O secretário de Defesa Civil de Niterói, tenente coronel Walace Medeiros, orientou sobre o protocolo de chuvas na cidade.“Precisamos reforçar para todos a orientação para que permaneçam em casa e aquele que não puder, permaneça em locais seguros. As chuvas registradas foram muito fortes, atingiram muitos bairros. As equipes estão todas na rua atendendo as ocorrências. Alerto para a ocorrência de novas chuvas”, disse Walace.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse