A matrícula para estudantes ingressarem na Rede CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e concluírem os ensinos fundamental e médio no estado do Rio de Janeiro estão abertas.
De acordo com o governo do Rio, o processo ocorre em duas etapas: a primeira é a pré-matrícula feita no site da Fundação Cecierj e a segunda é a efetivação da matrícula na unidade de interesse.
Atualmente, o estado do Rio conta com 57 CEJAs, que são escolas da rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Leia mais: Defensoria faz encontro com lideranças comunitárias sobre violação de direitos pelo Estado
Assim que a matrícula for efetivada, o aluno já pode começar os estudos com a indicação das disciplinas e o material necessário. Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, histórico escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto (ENCCEJA), certidão de nascimento ou casamento e certificado militar.
Para se tornar aluno do ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o ensino médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o aluno matriculado no CEJA estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma on-line, voltada para o ensino semipresencial.
O estudante conta com o apoio de professores das diferentes disciplinas e o material didático é disponibilizado gratuitamente na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem. O aluno estuda a seu tempo, retorna para tirar dúvidas e fazer avaliações. É possível estudar uma ou mais disciplinas por vez na ordem em que desejar.
1. Veja qual é a escola mais perto aqui.
2. A pré-matrícula é feita no site da Fundação.
3. Após a pré-matrícula, leve os documentos necessários para confirmar sua matricula na escola e ser orientado pelos professores.
Edição: Jaqueline Deister