Rio de Janeiro

Renovação

Deputados estaduais eleitos vão tomar posse na Alerj nesta quarta-feira (1º)

Neste ano, a Casa Legislativa terá uma renovação de 45,7% de suas cadeiras e 32 novos parlamentares eleitos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Alerj plenário
Nesta nova legislatura da Alerj, houve um crescimento da bancada feminina, que representa 21,4% do total de parlamentares - Julia Passos/Alerj

Os deputados estaduais eleitos para ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vão tomar posse nesta quarta-feira (1º), às 15h, em sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia. 

A sessão será comandada pelo deputado Carlos Minc (PSB), decano da Casa, que iniciará seu décimo mandato parlamentar. Neste ano, a Alerj terá uma renovação de 45,7% de suas cadeiras, e essa legislatura contará com 32 novos parlamentares e 38 reeleitos.

Leia também: Ex-dirigente do Botafogo é preso em investigação sobre golpe de pirâmide financeira

Nesta nova legislatura da Alerj, houve um crescimento da bancada feminina, que representa 21,4% do total de parlamentares – em 2018, tinham sido eleitas 12 mulheres. O Parlamento também ganha em inclusão e diversidade, com a eleição de Dani Balbi (PCdoB), primeira transsexual a ter mandato na Assembleia; de Índia Armelau (PL), autodeclarada indígena; e de Elika Takimoto (PT), autodeclarada asiática.

A maior bancada será do PL, com 17 deputados. Em sequência, vem a bancada do União Brasil, com oito parlamentares, seguida pelo PT com sete, PSD com seis e Psol com cinco. O PP contará com quatro deputados, enquanto o Republicanos e o Solidariedade terão três deputados cada um. 

Os partidos com dois representantes na Alerj são PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Já Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB contam com um parlamentar, cada legenda.

Os deputados eleitos voltam a se reunir na quinta-feira (2), às 15h, também no Palácio Tiradentes, para a eleição da Mesa Diretora e do novo presidente da Alerj. Os eleitos terão um mandato de dois anos.

Edição: Mariana Pitasse