O Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais dos três principais processos seletivos que possibilitam o ingresso de estudantes nas universidades brasileiras. São eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
Com as novas publicações, algumas datas que anteriormente já haviam sido divulgadas foram alteradas. Os editais detalham todo o processo de seleção dos estudantes, desde as inscrições até o processo de matrícula nas universidades e institutos.
Sisu
O Sisu permite que os estudantes disputem vagas para ingressar em universidades e institutos públicos de ensino superior. Para isso é necessário ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2022.
As inscrições estarão abertas entre os dias 16 e 24 de fevereiro e o resultado deve ser divulgado no dia 28 de fevereiro. Clique aqui para acessar o edital do Sisu publicado pelo MEC.
No momento da inscrição deve-se selecionar duas opções de curso, especificando também a instituição, o local e o turno.
Vale ressaltar que durante o processo de inscrição o estudante pode mudar suas opções de curso quantas vezes for necessário, tomando como base as notas de corte parciais atualizadas diariamente.
Prouni
Aqueles estudantes que irão tentar uma vaga em uma universidade, faculdade ou instituto particular de ensino, com bolsa total ou parcial de 50%, devem se atentar às datas do Prouni.
As inscrições estarão abertas entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março de 2023. A primeira chamada estará disponível entre os dias 07 e 16 de março e a segunda chamada será divulgada entre os dias 21 e 30 de março.
Para participar do Prouni os estudantes devem ter realizado o ensino médio em escola pública e possuir renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos, ou seja, R$ 3.636 por pessoa.
Para participar do Prouni o estudante deve ter realizado o Enem em 2021 ou em 2022. Clique aqui para acessar o edital do Prouni publicado pelo MEC.
Fies
Os estudantes que irão tentar o ingresso em universidades e instituições privadas via financiamento estudantil, devem se inscrever no Fies entre os dias 7 e 10 de março de 2023. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 14 de março deste ano.
Quem for concorrer a estas vagas pode ter realizado qualquer edição do Enem desde 2010. Clique aqui para acessar o edital do Fies publicado pelo MEC.
É importante lembrar que aqueles que ingressarem nas instituições por meio do Fies, devem, depois de formados, pagar o financiamento realizado juntamente à Caixa Econômica Federal seguindo as regras do contrato.
Edição: Nicolau Soares