O edital "100 Anos Darcy Ribeiro" organizado pela Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro selecionou cinco projetos de produtores culturais fluminenses envolvendo a obra e vida do antropólogo. Cada um deles vai receber R$ 50 mil para ser desenvolvido.
Ao todo, o júri recebeu e avaliou 191 propostas criativas. A representatividade foi um dos critérios utilizados no processo de seleção e refletiu no perfil dos candidatos às vagas. Do total, 94,2% dos projetos inscritos contavam com mulheres; 78%, com negros; 61,3%, com representantes LGBTQIA+; e 15,7%, com pessoas com deficiência. Outros 42 tinham indígenas dentro de sua equipe.
Leia também: Brasil de Fato completa duas décadas de comunicação popular e luta pela democracia
Um dos cinco projetos contemplados foi o espetáculo teatral "Cartas de Darcy", do grupo Poeira da História. Na peça, Darcy acorda de um sono profundo e se pergunta: "Em que ano estamos?". Ao se deparar com as informações, ele precisa lidar com um novo país e decide escrever cartas ao Brasil de hoje.
Os outros projetos vencedores foram "Cortejo Favela - Os Brasis de Darcy", "Darcy Ribeiro do Brasil - Um Documento Narrado", "Mural Darcy Ribeiro e o Povo Brasileiro" e "O Brasil de Darcy Ribeiro para Crianças".
Exposição
Com o anúncio dos contemplados no edital, durante uma cerimônia na Biblioteca Parque Estadual na última segunda-feira (23), também foi inaugurada uma exposição sobre o centenário de Darcy.
A exposição está em cartaz até 3 de março na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que fica no segundo andar da Biblioteca Parque,e m uma instalação inédita que foi criada por Matheus Amorim e incorporada às festividades em torno do antropólogo.
Em formato circular e com 24 quadros, a estrutura de ferro recebe uma linha do tempo cronológica com texto biográfico e fotografias de momentos de destaque na trajetória do homenageado. Uma TV transmite extratos do Quarup, uma homenagem indígena póstuma recebida por Darcy, com curadoria de Milton Guran, o criador e responsável pelo FotoRio, maior evento de fotografia da cidade desde 2003. A entrada é gratuita.
Serviço
Local: Biblioteca Parque Estadual - Rua Presidente Vargas, 1261, Centro
Visitação: Até 3 de março
Para participar da visita guiada, basta solicitar no balcão de atendimento da BPE ou agendar com antecedência através do e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (21) 2216-8501. Os horários disponíveis são: de segunda a sexta, às 11h, às 14h e às 16h.
Edição: Mariana Pitasse