A partir desta segunda-feira (23), estudantes da rede pública de ensino da região metropolitana Rio de Janeiro que utilizam os trens da Supervia já podem realizar o recadastramento de gratuidade. Os cartões do ano passado serão aceitos normalmente nas estações de trem até o dia 30 de março.
Leia mais: Monique Medeiros volta para a Secretaria Municipal de Educação do Rio em função administrativa
Para garantir o benefício deste ano, a Supervia solicitou às instituições a listagem atualizada dos alunos. Pelo cronograma, o recadastramento de estudantes com nome de A até F vai até o dia 10 de fevereiro. Da letra G à L, de 13 de fevereiro a 24 de fevereiro. Já do M até o Z, vai de 27 de fevereiro a 10 de março. Após este prazo, nomes com qualquer letra poderão fazer o recadastramento do dia 13 a 31 de março.
Os alunos deverão fazer o agendamento de dia e horário no site da Supervia. Após agendar o atendimento, os estudantes deverão comparecer no Espaço Gratuidade, localizado na Central do Brasil (próximo ao guichê da bilheteria de número 1), no dia e hora escolhidos e com os documentos necessários para a realização do serviço. Confira o que precisa levar abaixo:
Menores de 18 anos: certidão de nascimento, declaração escolar* com 30 dias de validade e comprovante de residência atual em nome do responsável legal (dos últimos três meses, original e enviado pelos Correios). Deverão estar acompanhados de um responsável legal para cadastrar ou recadastrar o benefício. Na ausência do responsável legal, o cartão de gratuidade não será emitido.
Maiores de 18 anos: Documento de identificação oficial com foto, declaração escolar* com 30 dias de validade e comprovante de residência atual (dos últimos três meses, original e enviado pelos Correios).
Maiores de 21 anos: documento de identificação oficial com foto, declaração escolar* com 30 dias de validade e comprovante de residência atual (dos últimos três meses, original e enviado pelos Correios) em nome do requisitante.
*A unidade escolar deverá ter encaminhado previamente uma listagem.
Edição: Clívia Mesquita