Conhecida mundialmente como uma "cidade socialista modelo", Maricá, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, lançou nesta sexta-feira (20) o projeto Sim, Eu Posso!, com o objetivo de combater o analfabetismo. O programa já foi implementado em outras cidades do Brasil e é considerado um sucesso.
Leia mais: Parceria entre município e MST pretende erradicar o analfabetismo em Maricá (RJ)
Moradora do município, Georgina dos Santos, de 55 anos, já está matriculada e contou ao Brasil de Fato que está muito feliz em ser uma das educandas do projeto. Ela contou, inclusive, que tem uma meta: "Quero aprender a ler e a escrever para poder ler a Bíblia sozinha. Vai ser muito bom, estou muito feliz”, relata.
Marilda da Silva também mora na cidade e disse que o objetivo em ir para a "escolinha", como ela chama o projeto, é ter independência. "Agora, é minha chance. Já fiz pelos meus filhos e agora estou fazendo por mim. Quero aprender muito mais, daqui para frente não paro mais até me formar”, contou, entusiasmada.
O vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan (PT), participou da cerimônia de lançamento. Segundo ele, o projeto “vai trazer dignidade para a população que nunca teve oportunidade”.
“A gente pretende transformar Maricá em um território livre de analfabetismo para dar qualidade de vida para o povo, condições de dignidade e empoderamento para a população. A gente quer dar consciência crítica para que todos possam definir os rumos do seu futuro”, pontuou o vice do município.
Deputada estadual eleita em outubro do ano passado, Marina do MST (PT) comentou sua felicidade em ter o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra integrando o projeto. "O ‘Sim, Eu Posso’ é sobre as pessoas tomarem consciência de suas vidas, ler o mundo a partir da sua realidade e conhecer o mundo para poder transformá-lo".
O método “Sim, Eu Posso”
O método de alfabetização para adultos foi desenvolvido pela educadora cubana Leonela Relys. O programa consiste em uma aproximação das letras do alfabeto com os números, o que facilita a memorização e aprendizado.
As aulas começam na próxima segunda-feira (23) e até o momento conta com mais de 2.500 pessoas inscritas na cidade de Maricá. As aulas acontecerão em diversos locais cedidos por figuras políticas e moradores do município.
A inscrição é gratuita e todas as pessoas podem se inscrever para as aulas.
Edição: Eduardo Miranda