Rio de Janeiro

Trabalhadores

Sem salário, terceirizados do setor de call center do Detran RJ fazem protesto e mantém greve

Órgão estadual afirma que está em processo de licitação para contratar outra empresa prestadora do serviço

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Trabalhadores deveriam ter sido pago no último dia 6 de janeiro; retroativos e férias também não foram pagos, segundo sindicato - Reprodução/Sinttel-Rio

Trabalhadores da empresa BS Tecnologia e Serviços, que presta serviço para o departamento de call center do Detran RJ, estão com os salários e benefícios de dezembro atrasados. A categoria realizou um protesto em frente ao órgão estadual no centro do Rio na última terça-feira (17).

De acordo com o Sindicato de Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel-Rio), os retroativos de março a agosto do ano passado, assim como as férias também não foram pagos. No ato, os terceirizados decidiram manter a greve que teve início na última sexta-feira (13).

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O Sinttel-Rio afirma que vai buscar reparação e que os funcionários estão passando necessidade. "As reclamações vão desde não ter dinheiro para comprar gás, comida e pagar contas básicas como luz e escola dos filhos. Para sobreviver, pagam juros aos bancos ou pedem dinheiro emprestado a amigos e familiares", relata a entidade em nota.

Para o dirigente sindical Geison Rocha, o acordo coletivo já não estava sendo cumprido há meses, e mesmo assim o órgão estadual renovou o contrato com a e empresa terceirizada.

“Essa empresa não cumpre com o Acordo Coletivo de Trabalho há meses. Os trabalhadores não podem ser desrespeitados dessa forma. O Detran é responsável pela contratação das terceirizadas e precisa se posicionar a respeito”, afirma o dirigente do Sinttel-Rio Geison Rocha.

A assessoria de imprensa do Detran-RJ informou ao Brasil de Fato que o órgão estadual está em dia com o pagamento do contrato com a BS Tecnologia e que advertiu a empresa. O salário dos funcionários deveria ter sido pago no último dia 6. 

"A empresa terceirizada informa que estará pagando os atrasados nos próximos dias. O departamento está em processo de licitação para contratação de outra empresa prestadora de serviços no Teleatendimento", afirma a nota. 

O serviço de call center do Detran RJ está funcionando, de acordo com o comunicado. Os usurários podem realizar consultar e agendamentos pelo site www.detran.rj.gov.br. A BS Tecnologia e Serviços não se pronunciou sobre o atraso no pagamentos.

Edição: Clívia Mesquita