Rio de Janeiro

SAÚDE PÚBLICA

Painel Dengue é lançado para monitorar avanço da doença no estado do Rio de Janeiro

Plataforma traz dados sobre a incidência de casos, internações, óbitos e perfil dos pacientes

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Para evitar a doença, a recomendação é não deixar água parada em nenhum tipo de recipiente - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Painel Dengue foi lançado na última terça-feira (10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A proposta da iniciativa é oferecer aos cidadãos e às prefeituras dados sobre a incidência de casos, internações, óbitos e perfil dos pacientes nos 92 municípios do estado.

O levantamento realizado pela SES aponta que, em 2022, foram registrados 11.400 casos de dengue e 16 óbitos pela doença no estado, contra 2.882 casos e quatro óbitos, em 2021. Em 2019, foram registrados 32.514 casos de dengue. Segundo a pasta, não há uma epidemia de dengue atualmente no estado do Rio de Janeiro, mas medidas precisam ser adotadas pelo aumento de casos no verão.

“O painel vai garantir que qualquer pessoa possa acompanhar a evolução do cenário epidemiológico em seu município. Precisamos que a população tenha conhecimento para que possa se unir ao poder público no combate à dengue, uma vez que a maior parte dos focos está dentro das residências”, disse o secretário de estado de Saúde, Doutor Luizinho.

Leia mais: Após recordes de casos e mortes por dengue no estado, SES estuda estratégias 

Os dados que compõem a plataforma são emitidos pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde. A plataforma será atualizada às sextas-feiras e está disponível no site da SES.

Para evitar a doença, a recomendação é não deixar água parada, manter as calhas limpas, não acumular água em vasos de plantas e guardar garrafas e baldes virados para baixo. 
 

Edição: Jaqueline Deister