O governo brasileiro decidiu apresentar Belém, capital do Pará, como candidata à sede da Conferência do Clima 30 (COP), prevista para acontecer em 2025.
O anúncio foi feito pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um dia antes do aniversário de 407 anos da cidade. Após uma reunião com o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), ele informou nas redes sociais que o Itamaraty oficializou a candidatura.
"Eu tinha assumido o compromisso no Egito, na COP27, de que a COP30 poderia ser realizada no Brasil e fiquei feliz quando nosso ministro Mauro Vieira formalizou ao governo do Helder a cidade de Belém. Quero que a gente esteja lá para fazer uma bela COP."
Hoje conversei com o governador do Pará, @helderbarbalho, sobre a formalização da candidatura de Belém como cidade sede para a COP-30. Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade parte da Amazônia brasileira.
— Lula (@LulaOficial) January 11, 2023
🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/8gw7e6Yk6e
A possibilidade de realização da conferência no Pará levará para o território amazônico o maior evento climático do mundo, que reúne autoridades globais para discutir o futuro do planeta, as mudanças climáticas e a preservação ambiental.
Assim que ganhou as eleições, no ano passado, o presidente participou da COP27 e adiantou que iria sugerir a realização no Brasil para a Organização das Nações Unidas.
Em 2019, havia a expectativa de que a conferência aconteceria em território nacional. Por decisão do governo de Jair Bolsonaro (PL), no entanto, o país abriu mão de ser a sede da conferência.
Leia também: Marina Silva assume Meio Ambiente, chama sociedade civil e promete fim das 'boiadas'
Para o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, a realização da COP na Amazônia representará um momento histórico para o Brasil. Mas até lá, é essencial que o poder público e a sociedade trabalhem para cessar o desmatamento na região.
"A COP no Brasil seria um momento histórico para o país e para a agenda de clima. E ocorrer na Amazônia é simbólico. Mas, meio ambiente não vive só de gestos bonitos. O Brasil é hoje o país que mais desmata floresta no mundo, e o Pará, o estado que mais desmata a Amazônia. É preciso chegar à COP30 com essa situação revertida."
A decisão sobre a próxima localidade do evento deve ser anuncia em novembro, durante a COP28.
Edição: Nicolau Soares