Na próxima terça (10) e quarta-feira (11) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá reaplicar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Podem realizar as provas nestes dias estudantes que não puderam comparecer na primeira aplicação do Enem, que ocorreu em novembro de 2022.
A solicitação para a participação nesta data foi feita ainda em 2022 ao Inep. A justificativa de cada pedido foi avaliada pelo Instituto. entre os problemas que permitem a realização da prova estão questões logísticas e doenças infectocontagiosas, como a covid-19.
Para participar da prova é obrigatório levar um documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Na Página do Participante, que pode ser acessada por meio do sistema do Enem, com login e senha únicos do Governo Federal, o estudante possui acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá é possível encontrar informações como data, horário e local de prova, além do idioma da prova de língua estrangeira que o estudante irá realizar.
O Cartão não necessita ser impresso, mas o Inep orienta que os estudantes tenham ele a mão para evitar imprevistos, sobretudo quanto ao horário e local da prova.
Vale ressaltar que na mesma data dessa aplicação da prova do Enem será aplicada a prova para pessoas privadas de liberdade ou que estão sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Essas provas serão aplicadas dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
O Enem é a prova nacional que avalia tanto o desempenho escolar dos estudantes que estão finalizando a educação básica, quanto serve também para ingressar no ensino superior, por meio dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Edição: Thalita Pires