Enquanto golpistas protagonizam cenas de vandalismo em Brasília, neste domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Araraquara (SP) para avaliar os danos provocados pelas chuvas na cidade do interior paulista.
Acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de ministros, Lula encontrou o prefeito Edinho Silva (PT), que mostrou os danos de infraestrutura e os locais mais afetados.
::"Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília", diz Gleisi Hoffmann::
O Palácio do Planalto, onde funciona o gabinete do presidente, é um dos alvos dos bolsonaristas, que invadiram também o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Segundo o canal CNN, há integrantes do governo no prédio, que aguardam resgate dentro do local.
Flávio Dino: "Absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer"
Lula concederia entrevista coletiva à imprensa em Araraquara, prevista para as 15h30, mas a agenda não se concretizou.
Situação de emergência em Araraquara
De acordo com a Prefeitura de Araraquara, o município precisa de R$ 50 milhões para reparar os estragos provocados.
No dia 28 de dezembro, um temporal provocou a abertura de uma cratera na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo. O acidente vitimou seis pessoas da mesma família.
O governo federal reconheceu que Araraquara passa por uma situação de emergência, após visita dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés (PDT), e da Cidades, Jader Filho (MDB) na última quinta-feira (5).
Um dia depois, foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao ministério de Integração e Desenvolvimento Regional,
O estado de emergência facilita a adoção de medidas e garante a obtenção de recursos para atendimento da população afetada.
Enquanto Lula esteve em Araraquara (SP), Tarcísio Gomes (Republicanos), passou o seu primeiro final de semana como Governador de São Paulo em Santa Catarina.
O mandatário participou do evento "Empreendedores do Brasil", em Balneário Camboriú (SC), onde esteve reunido com o governador catarinense Jorginho Mello (PL), também aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nas redes sociais, Tarcísio não fez qualquer comentário sobre a situação das chuvas no interior paulista.
Edição: Geisa Marques