A vacinação contra a covid de adultos e crianças está suspensa no Rio de Janeiro por falta de doses. A informação foi dada pelo secretário de saúde do município, Daniel Soranz (PSD), ao jornal O Globo.
Esta semana, a prefeitura solicitou cerca de 30 milhões de doses da Pfizer, mas ainda não há previsão de chegada à capital. No fim de 2022, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma dose de reforço da vacina para crianças entre 5 e 11 anos.
Leia também: No apagar das luzes, governo Bolsonaro recomenda ampliação de vacinação infantil contra covid
O secretário tem uma reunião com a nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quinta-feira (5) para discutir questões importantes para a cidade.
A terceira dose da vacinação contra covid-19 em crianças foi recomendada, inicialmente, apenas aos maiores de 12 anos. No entanto, a nova dose de reforço foi ampliada para crianças de 5 a 11 anos pelo Ministério da Saúde, que recomenda intervalo de pelo menos quatro meses entre as doses.
Segundo dados da Secretaria municipal de Saúde do Rio, até a última quarta-feira (4), cerca de 297 mil crianças de 0 a 4 anos não haviam tomado nenhuma dose da vacina contra a covid-19. Já na faixa etária de 5 a 11 anos, apenas 356.258 completaram o esquema vacinal, sendo que 115.108 tomaram a primeira dose, já 88.889 não tomaram nenhuma.
Edição: Mariana Pitasse