O cenário de fome no território carioca vai ser traçado através de uma pesquisa produzida pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Câmara do Rio.
O objetivo é que os dados a serem levantados subsidiem a estruturação de políticas públicas para combater a fome na cidade do Rio. Os primeiros resultados tem previsão de serem publicados em seis meses.
Leia também: “Para acabar com a fome no país, temos a solução”, afirmam movimentos populares do campo
Segundo a professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro e coordenadora da pesquisa, Rosana Salles, o objeto da pesquisa é entender o cenário da fome e suas desigualdades no acesso à alimentação na cidade do Rio. Ela ainda explicou que a pesquisa terá duas partes, uma que vai trabalhar com a quantidade de famílias expostas à fome e à pobreza, e uma segunda que se volta ao acesso às políticas públicas.
“Dessa forma, a gente vai conseguir entender a realidade e ver os direcionamentos dessas políticas que combatem a desigualdade no nosso município”, salientou.
Já o vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), que lidera a Frente Parlamentar contra a Fome, frisou que é fundamental trazer a expertise da universidade.
“O Instituto de Nutrição já tem muita experiência no assunto e vai fazer um levantamento dos locais da cidade onde tem insegurança alimentar grave, moderada e leve. Infelizmente, a Prefeitura do Rio não tem esse mapeamento, e a gente precisa saber exatamente os locais onde as pessoas estão passando fome e onde o alimento não chega”, disse.
Edição: Mariana Pitasse