Apesar de tentativas de sabotagem, as instituições conseguiram se manter de pé
A diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última segunda-feira (12), foi uma vitória da democracia brasileira.
Ainda que Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores sigam na tentativa de sabotar as eleições, as instituições conseguiram se manter de pé. As falas de Lula e do presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes durante a diplomação, deram o tom das mudanças estruturais que o país deverá ter a partir de 2023.
Este é o destaque do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Confusão
Por outro lado, no mesmo dia em que Lula recebeu sua diplomação, bolsonaristas que seguem nas ruas de Brasília implorando por um golpe das Forças Armadas levaram caos à capital.
Para protestarem contra a prisão de uma das lideranças dos atos golpistas, carros e ônibus públicos foram incendiados (um deles foi empurrado de um viaduto, mas ficou preso e não caiu), e a sede da Polícia Federal foi ameaçada de invasão.
Cai por terra a máxima que vinha sendo pregada por integrantes do governo Bolsonaro e até das próprias Forças Armadas, de que os atos bolsonaristas são pacíficos.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Considerado um dos mais poderoso presidentes da Câmara desde Ulysses Guimaraes (MDB), Lira busca a reeleição e Lula, aparentemente, cedeu ao alagoano para não gerar tumulto no início de governo.
A ideia é manter o acordo para votar a PEC da Transição, mas o presidente da Câmara parece ter ficado incomodado com a votação no STF (Supremo Tribunal Federal), que tenta impor limites ao Orçamento Secreto. A votação está paralisada em 5 x 4 a favor da inconstitucionalidade do Orçamento.
A relação com o Executivo não será fácil e será necessário impor limites ao poder de Lira na Câmara.
Cafezinho
No Cafezinho, uma homenagem aos dois craques da Copa do Mundo: Lionel Messi e Mbappé. Os dois carregaram seus times até a final do mundial, que acontece neste domingo.
O argentino Messi atravessa um momento especial, contrariando aqueles que imaginavam que ele não teria mais forças para jogar essa Copa. Virou o maior artilheiro argentino em copas, com 11 gols em 5 edições, ultrapassando o atacante Batistuta.
Já o francês Mbappé, com apenas 23 anos, pode ganhar a sua segunda Copa seguida e tem tudo para se tornar o grande nome do futebol nos próximos anos, já que Messi e Cristiano Ronaldo já estão no final de suas carreiras.
Filho de pais camaroneses, nascido em Paris, Mbappé é líder de um timaço que tem também Grisman, Dembelê e Giroud. O francês pode se igualar a Pelé, como atleta a marcar gols em duas finais de Copa do Mundo.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes