Na próxima sexta-feira (16), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organiza o tradicional encontro de amigas e amigos do movimento no Armazém do Campo do Rio de Janeiro, localizado na Lapa. O evento de final de ano será marcado pela cerimônia de "diplomação popular" da deputada estadual eleita pelo PT no Rio de Janeiro Marina do MST.
O convite para o ato relembra que os últimos anos foram de resistência "diante de um governo fascista, negacionista, marcado pelo avanço do capital em múltiplas áreas, por uma ação genocida que nos negou o direito à vacina".
Leia mais: No Complexo do Alemão (RJ), parlamentares se comprometem com demandas de moradores da favela
Apesar dos desafios, o MST ressalta que 2022 foi o ano de recuperação da democracia com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira mulher sem terra a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
"Avançamos na Reforma Agrária Popular no estado do Rio, com a produção agroecológica nos assentamentos, organização de acampamentos, fortalecimento do Armazém do Campo. Recuperamos a democracia com a eleição do Presidente Lula e elegemos a 1ª Mulher Sem Terra para a Alerj, a Marina do MST", diz o texto
Nascida no Paraná, Lucia Marina dos Santos vive na capital carioca desde 1996. Quando chegou no Rio de Janeiro, já integrava o MST havia sete anos. Na cidade, fez graduação em serviço social e mestrado em geografia.
Marina foi eleita deputada estadual com amplo apoio de movimentos sociais e de favelas do Rio tendo como bandeiras primordiais a luta por soberania alimentar, agroecologia e o combate à fome.
A cerimônia de diplomação da Alerj será realizada no Theatro Municipal, também na próxima sexta (16), às 10h30. Ao todo, 121 pessoas eleitas para os cargos de deputados estadual e federal, senador, suplente de senador, governador e vice-governador receberão seus diplomas da Corte Eleitoral fluminense.
Serviço
Encontro de Amigas e Amigos do MST
Sexta (16/12), às 19h
Armazém do Campo (Av. Mem de Sá, nº 135, Lapa, Rio)
Edição: Clívia Mesquita