Rio de Janeiro

ESTADO DE ALERTA

Município de Petrópolis (RJ) é atingido por forte chuva nesta terça-feira (13)

Temporal causou alagamentos e interdições no centro da cidade; sirenes foram disparadas no bairro Independência

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A Defesa Civil informou que a tendência para as próximas horas é de chuva fraca a moderada - Foto: Reprodução redes sociais

Uma forte chuva atingiu o município de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio, na tarde desta terça-feira (13).  O rio que corta a Rua do Imperador, no Centro histórico da cidade, transbordou afetando o comércio local. A Defesa Civil precisou interditar parcialmente parte da via por um período.

Além do centro histórico, a Defesa Civil informou ao Brasil de Fato que as sirenes do bairro Independência foram acionadas às 13h20 e os moradores das áreas de risco foram levados para o ponto de apoio da comunidade, na Escola Municipal Alto Independência. 

A Rua Coronel Veiga, principal ligação do Centro com o bairro Quitandinha; a Rua Teresa, onde está localizado o polo de modas da cidade; a Rua 24 de maio; e a Avenida Portugal, no bairro Valparaíso, também foram afetadas pelo temporal com alagamentos, bolsões d´água e deslizamentos. 

De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Gil Kempers, o volume de chuva foi muito forte, chegando a 70mm em uma hora.

“Apesar do grande volume de chuva, entre o alagamento e o escoamento da chuva, tivemos uma hora e meia, significa que o volume de chuva conseguiu escoar. Foram muito importantes a dragagem [dos rios] e a limpeza de mais de sete mil bueiros”, disse o secretário durante uma live com o prefeito Rubens Bomtempo (PSB).

Leia mais: “Barulho alto e gritos de socorro", conta mulher que ajudou vítima de desabamento em Petrópolis

Segundo Kempers, a falta do túnel extravasor no centro da cidade afetou o escoamento da água. As obras no local começaram em julho e estão a cargo do governo do estado do Rio. O túnel tem cerca de 3,5km e foi inaugurado em 1972. O local é um importante desvio para evitar enchentes na região central. 

A Defesa Civil informou que a tendência para as próximas horas é de chuva fraca a moderada. Ao todo, foram registradas duas ocorrências de vistoria preventiva.

O órgão recomenda que os moradores do município cadastrem o seu CEP através do envio de mensagem de texto para o número 40199 para receber alertas sobre as chuvas. Em caso de emergência a orientação é ligar 199.

Edição: Eduardo Miranda