VITÓRIA HISTÓRICA

Marrocos elimina Portugal e será primeira seleção africana em uma semifinal de Copa do Mundo

Seleção marroquina venceu a partida por 1x0 e agora espera o vencedor do confronto entre França x Inglaterra

Brasil de Fato| Recife (PE) |
Marrocos é a primeira seleção africana a disputar uma semifinal de Copa do Mundo - Javier Soriano/AFP

A seleção de Marrocos conseguiu um novo feito histórico e vai disputar pela primeira vez uma semifinal de Copa do Mundo. A equipe africana venceu neste sábado (10) a seleção de Portugal, por 1x0, no estádio Al Thumama, e agora espera o vencedor do confronto entre França x Inglaterra, que também será realizado neste sábado, às 16h. 

O único, e decisivo, gol da partida foi marcado por Youssef En-Nesyri, aos 42 minutos do primeiro tempo, de cabeça. Até aqui, Marrocos tem eliminado seleções tradicionais, como Bélgica (que eliminou o Brasil em 2018), a Espanha e agora Portugal do astro Cristiano Ronaldo.

O time português entrou em campo como favorito, principalmente depois da goleada contra a Suíça, por 6x1, nas oitavas de final. Mas o futebol inovador da seleção marroquina se superou e levou o continente africano a uma inédita colocação nesta Copa do Mundo. 

::Rivalidades históricas marcam os confrontos deste sábado na Copa do Mundo::

Outro feito histórico foi alcançado neste sábado. Walid Regragui é o primeiro treinador africano a chegar às quartas de final. As demais seleções que conseguiram se classificar para as fases finais, como Camarões, Senegal e Gana, eram treinadas por europeus na época. 
 

Nesta jornada, a seleção tem conservado um feito curioso: ela ainda não levou nenhum gol convertido pelos adversários. A meta marroquina foi vazada apenas uma vez, mas o gol foi contra, na partida com o Canadá. Ela empatou sem gols com Croácia (que eliminou, ontem, a seleção brasileira) e venceu a Bélgica por 2x0. 

::Copa Política: estádio celebra a Palestina após invasão de campo; Irã é acusado de espionagem::

Além do excelente desempenho dentro de campo, a seleção marroquina também tem protagonizado cenas históricas e tensões geopolíticas na Copa. Na vitória contra a Espanha, nas oitavas de final, os jogadores marroquinos comemoraram exibindo a bandeira da Palestina, que está em disputa territorial com Israel desde 1948.


A participação de Marrocos nesta Copa tem sido marcada pele retorno de atletas nascidos fora do país. Hakimi, filho de imigrantes, nasceu em Madrid, na Espanha, e optou por defender o pais natal dos pais. Na vitória contra a Espanha, ele comemorou com a mãe, que estava na arquibancada acompanhando a partida.

Edição: José Eduardo Bernardes