Rio de Janeiro

Reconhecimento

Evento premia movimentos sociais e profissionais que militam pela luta antimanicomial no RJ

Prêmio Nise da Silveira acontece no plenário da Alerj na próxima segunda-feira (12), a partir das 10h

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na mesma ocasião, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana vai receber a Medalha Tiradentes - Fernando Frazão/Agência Brasil

Na próxima segunda-feira (12), movimentos sociais e profissionais que militam pela luta antimanicomial serão homenageados pelo Prêmio Nise da Silveira, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). O evento acontece no plenário da Casa Legislativa, a partir das 10h. 

O prêmio foi criado através de um projeto de lei de autoria dos deputados Waldeck Carneiro (PSB), André Ceciliano (PT), Flávio Serafini (Psol) e Carlos Minc (PSB).

Leia também: RJ: Complexo do Alemão lança Plano de Ação Popular do CPX com propostas para parlamentares

“É uma forma de homenagear estes profissionais e esta importante área da saúde. Sobretudo, valorizar a memória de Nise da Silveira e apoiar a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica, que precisam ser fortalecidas no próximo período, após ser bastante atacada nos últimos quatro anos”, ressalta Waldeck.

Na mesma ocasião, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana vai receber a Medalha Tiradentes. O bloco desfila há quase 20 anos nas ruas do bairro Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, reunindo usuários, familiares, funcionários da rede de saúde mental, moradores e visitantes - todos viram foliões, componentes e colaboradores.

Edição: Mariana Pitasse