Começa nesta segunda-feira (5) e vai até o dia 11 de dezembro a Festa Literária das Periferias (Flup) na cidade do Rio de Janeiro. O evento vai receber as maiores competições de slams (batalhas de poesia falada), incluindo o Slam BR, maior evento nacional do gênero que acontece em São Paulo desde 2014 e desembarca pela primeira vez na capital fluminense.
Leia mais: Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes volta a ocupar centro do Rio com produtos do MST
O eventoteve como abertura na manhã desta segunda (5) a já tradicional revoada dos balões com poesias e uma cerimônia de saudação aos Orixás. A partir das 16h, a festa terá a Copa Flup, com transmissão ao vivo do jogo do Brasil na Copa do Mundo.
Realizada no Complexo da Maré, na zona Norte do Rio, a 12ª edição da Flup terá com homenagens à história e presença do escritor Lima Barreto na literatura com mesas de debates sobre as obras do autor.
Além disso, escritoras e escritores negros terão destaque longo da programação, como Conceição Evaristo, Yanick Lahens e Luna Vitrolira. Também estarão presentes Geovani Martins e Jessé Andarilho, dois talentos revelados pelos processos formativos da Flup, e o pernambucano Marcelino Freire.
A Flup 2022 ainda vai realizar o lançamento do livro de memórias "Minha Irmã e Eu", de Anielle Franco, escrito em homenagem à vereadora Marielle, assassinada a tiros em março de 2018. A atividade acontece no próximo domingo (11), às 20h.
Serviço
12ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup)
De 5 a 11 de dezembro
Centro de Artes da Maré (Endereço: Rua Bitencourt Sampaio, 181, Maré
Confira aqui a programação completa da Flup 2022
Edição: Clívia Mesquita