Enquanto os olhares do mundo do futebol estão voltados para o Catar para a disputa da Copa do Mundo, uma notícia divulgada nesta quarta-feira (30) deixou apreensivos os aficionados pelo esporte: Pelé, maior jogador de todos os tempos, foi internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, devido a complicações durante um tratamento de câncer.
A notícia foi divulgada inicialmente pela ESPN, que destacou que o "rei do futebol" chegou ao hospital na última terça (29) e, diferente das últimas vezes em que esteve por lá, desta vez a internação não foi programada. Segundo a emissora esportiva, Pelé tinha inchaço por todo o corpo, e por isso a esposa e um cuidador preferiram procurar atendimento médico.
Ainda de acordo com a ESPN, além do inchaço, o ídolo do futebol sofre com insuficicência cardíaca. Além disso, a quimioterapia dos últimos meses não tem tido efeito para tratamento dos tumores espalhados pelo corpo do ex-atleta, que tem 82 anos e tem dificuldades para se alimentar.
Em boletim médico oficial, a equipe do Hospital Albert Einstein confirmou a internação, e disse que a condição clínica de Pelé é estável. Há pleno controle das funções vitais, e o ídolo não precisou ser levado à UTI.
Pelé foi diagnosticado com câncer no cólon, uma parte do intestino, em setembro de 2021. De lá para cá, já passou por uma série de internações para exames e procedimentos.
Edição: Thalita Pires