infecções

Covid-19 no Rio de Janeiro: casos e internações voltam a cair no estado

Até a última terça (29), 157 pessoas estavam internadas com covid, esse número tinha passado de 200 na semana passada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Vendedor ambulante comercializa máscaras; item segue indispensável em ambientes fechados - Mauro Pimentel / AFP

O número de internações e novos casos de covid voltou a cair na cidade do Rio de Janeiro após quatro semanas de alta, segundo afirmou o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, na última terça-feira (29) à imprensa.

“Além das internações, o número de casos novos confirmados também está diminuindo. Em caso de sintomas, procure uma unidade de saúde para orientação e testagem”, recomendou.

Leia também: Com aumento de casos de covid-19, uso de máscara volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões

Até a última terça (29), 157 pessoas estavam internadas com covid, esse número tinha passado de 200 na semana passada. Já a taxa de positividade dos testes, que bateu 30% na semana passada, recuou para 26%.

Na rede particular de laboratórios do Rio, o índice chegou a 42% — praticamente metade dos que se examinaram estava com covid.

Diante do avanço do coronavírus, na última semana a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) retomaram o uso obrigatório de máscara, enquanto a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ) voltaram a recomendar o uso.

A Prefeitura do Rio, por sua vez, não considerou o retorno obrigatório do uso das máscaras de proteção. Soranz afirmou a jornalistas, na última quarta-feira (23), que cada cidadão segue livre para optar pela utilização do item de segurança em qualquer local. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse