Rio de Janeiro

SAÚDE

Grupo de música e teatro que faz cortejos em hospitais públicos retoma formato presencial

Conexão do Bem visa bem-estar do paciente e tem visitas agendadas em hospitais do RJ na próxima semana

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
conexão do bem
Os famosos cortejos artísticos de música e teatro estão agendados para a próxima semana - Inca/Divulgação

Completando uma década de trabalho realizado em hospitais da rede pública do Rio de Janeiro pela melhoria do estado geral de pacientes, o projeto “Conexão do Bem – Novos Territórios 2022” retomou no formato presencial seus já famosos cortejos artísticos com a trupe formada pelos atores Felipe Haiut, Laura Araújo, Mag Pastori, Nina da Costa Reis e Pedro Nêgo.

Nesta reta final do ano, sob patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, recebem as intervenções artísticas na próxima terça-feira (29) o Hospital Federal de Bonsucesso e o Hospital Estadual da Criança. Na quarta-feira (30) é a vez do Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, e na quinta-feira (1º de dezembro) é a vez do Hospital Nacional de Câncer (Inca), em parceria com o Inca Voluntário.

Leia mais: Projeto no Rio homenageia profissionais da saúde por meio de serenatas musicais online

Enquanto profissionais de saúde e pacientes batalham pela vida, os integrantes da Conexão do Bem levam aos hospitais música e teatro como forma de apoio e afeto, possibilitando que a arte transforme os ambulatórios e pediatrias e cheguem a milhares de pessoas, levando inspiração e força para o enfrentamento das adversidades.


Grupo comemora 10 anos com o retorno aos encontros presenciais / Victor Pollak

"A comemoração pelos 10 anos está sendo marcada pelo retorno presencial e pela expansão do projeto no lado artístico, que já era um sonho nosso. A longo prazo, queremos capacitar cada vez mais artistas nas ações para, assim, ampliar o atendimento a esses hospitais de forma responsável”", planeja Felipe Haiut.

Segundo a atriz Laura Araújo, o preparo do grupo vai além do que se vê pelos corredores e enfermarias. "Neste processo de retorno, buscamos entender o que a pandemia da covid-19 causou emocional e fisicamente nas pessoas que trabalham nestes espaços. Precisamos compreender a situação do material humano, o provável cansaço de muitos desses profissionais e como podemos somar levando em conta este novo momento".

Leia também: Filho do ex-governador Sérgio Cabral se entrega à PF após operação contra sonegação de impostos

Durante a pandemia da covid-19, o grupo produziu pelo projeto mais de 60 vídeos, recebendo 26 convidados especiais, homenageando 24 profissionais da saúde, realizando 24 sessões de cinema nos hospitais e gerando através deste conteúdo mais de 100 mil visualizações nas redes sociais do projeto.

A Conexão do Bem também desenvolveu o “Encontros do Bem”, um bate-papo divertido entre os integrantes, um artista conhecido do público e um especialista do tema debatido, promovendo reflexões sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida dentro e fora do ambiente hospitalar. Desta ação já participaram artistas como Jonathan Azevedo, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Aline Borges e Elisa Lucinda, entre outros.

Nas enfermarias, a Conexão já levou aos cortejos Dandara Mariana, Carol Garcia, Fabiula Nascimento, Romulo Estrela, Emilio Dantas, David  Junior e Pedroca Monteiro, entre outros artistas convidados.

Edição: Eduardo Miranda