A partir da próxima sexta-feira (25), moradores da capital do Rio e da Baixada Fluminense serão afetados pela interrupção na produção de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão.
Leia mais: MP e TCE-RJ recomendam que municípios do RJ usem recursos da Cedae de forma transparente
A manutenção anual do sistema deixará toda rede sem água, das 4h às 20h, para realização de vistoria das estruturas e dos equipamentos. A ação tem como objetivo garantir o abastecimento no verão, época que o consumo de água também aumenta.
O sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 9 milhões de pessoas na capital e seis municípios da Baixada Fluminense. Durante o serviço, o fornecimento de água ficará interrompido para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.
Segundo a companhia, a distribuição de água nas localidades é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.
Durante a paralisação, as concessionárias também devem realizar serviços de manutenção nas instalações e a normalização da distribuição pode levar até 72h.
A Cedae recomenda que a população reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo. Ainda de acordo com a companhia, a produção de água será normalizada imediatamente após a conclusão da manutenção.
Edição: Clívia Mesquita