Piorou

Covid: Governo e Prefeitura de São Paulo voltam a exigir uso de máscara no transporte público

Medida passa a valer neste sábado; Conselho Gestor faz apelo para que população complete o esquema com 4 doses de vacina

São Paulo (SP) |
O uso de máscaras diminui o contágio pelo coronavírus em locais fechados e lotados como ônibus e trens - Foto: Douglas Roehrs

O Governo do Estado e a Prefeitura de SP decidiram, nesta quinta-feira (24), retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público da capital e em veículos intermunicipais. A medida entra em vigor neste sábado (26). 

A medida foi tomada com base na análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde sobre o aumento de casos de covid no estado de São Paulo.  O decreto com a nova regulamentação será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 25.

O governo estadual recomendou que a medida seja adotada por todos os municípios do Estado e reiterou a importância de que toda a população atualize o ciclo vacinal contra a covid-19. No estado, todas as pessoas com 18 anos ou mais são elegíveis para tomar a quarta dose.  

Para saber onde se vacinar, o cidadão deve buscar informações na sua prefeitura. Na cidade de São Paulo, a acinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os endereços das unidades podem ser consultados na ferramenta Busca Saúde.

Alta nas internações

O estado de São Paulo passa, nesse momento, por uma alta expressiva nas internações por covid-19, tanto em leitos ambulatoriais como em UTIs. No dia 1º de novembro, a média móvel de internações nos 7 dias anteriores foi de 131. Nesta quinta (24), esse número já é de 475, um aumento de 260%.

Edição: Thalita Pires