Rio de Janeiro

raízes

Rio de Janeiro cria medalha Alcione para homenagear cultura do samba no estado

Cantora e compositora maranhense, radicada no Rio, está completando 50 anos de carreira em 2022

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Além dos 50 anos de carreira, em 2022, a sambista também completa 75 anos de vida, com uma série intensa de shows - Divulgação

Com a aproximação do Dia Nacional do Samba, comemorado no próximo 2 de dezembro, o governo do Rio de Janeiro anunciou a criação de um prêmio para homenagear os sambistas e a cultura do samba no estado. A Medalha de Mérito Cultural Alcione tem o nome da cantora e compositora maranhense, radicada no Rio, que está completando 50 anos de carreira.

A criação do prêmio foi publicada na última segunda-feira (21) em uma edição extra do Diário Oficial.

Leia também: Filha de Beth Carvalho processa ministro de Bolsonaro por uso indevido de samba em palanque

A premiação ocorrerá todos os anos em 10 categorias: sambista, revelação, cantor de samba, cantora de samba, melhor compositor (a), melhor instrumentista feminino, melhor instrumentista masculino, produtor (a) cultural de samba, projeto destaque, projeto destaque do território.

Segundo o decreto, "a celebração de entrega do prêmio será considerada como parte das comemorações do mês da Consciência Negra e do aniversário da homenageada". A entrega será feita preferencialmente no dia 21 de novembro, aniversário de Alcione.

Além dos 50 anos de carreira, em 2022, a sambista também completa 75 anos de vida, com uma série intensa de shows. O álbum gravado no Teatro Municipal será lançado pela Biscoito Fino nas plataformas até o fim do ano. Em 2023, sai o CD. E “Marrom, o musical”, estreia nesta semana, na sexta-feira (25), na Cidade das Artes.

Edição: Mariana Pitasse