Na primeira agenda internacional depois de vencer a disputa contra Jair Bolsonaro (PL), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se tornou uma das grandes figuras da COP27, que acontece no Egito. E o discurso do petista nesta quarta-feira (16) foi um dos pontos altos do evento. No Brasil, a fala de Lula teve grande repercussão.
"O Brasil voltou", "histórico", "Lula foi aclamado": estas foram algumas expressões usadas por lideranças políticas após a fala do presidente eleito.
O BRASIL VOLTOU! A saudação na COP 27 a Lula resumiu seu discurso: propôs a defesa da luta contra a mudança climática paralela à contra a pobreza, o combate sem trégua ao desmatamento, a cobrança da ajuda dos países mais ricos aos mais pobres e uma aliança mundial contra a fome. pic.twitter.com/S7cwak91Pc
— Chico Alencar (@chico_psol) November 16, 2022
O discurso do Presidente Lula na COP 27 foi histórico, o Brasil está retornando a cena internacional para fazer história e mudar o mundo para melhor. Como é bom ter um Presidente da República novamente!
— Professora Josete (@profjosete) November 16, 2022
Arte: @crisvector pic.twitter.com/cpS3oIZ5NX
Lula foi aclamado ao chegar na COP-27. Em seu primeiro discurso ele mostra que o Brasil está de volta para reatar os laços com o mundo. Vamos ajudar a erradicar a fome, estabelecer a paz, preservar florestas e fazer uma governança globalizada.
— Alexandre Padilha (@padilhando) November 16, 2022
O BRASIL VOLTOU!
— ERIKA HILTON 🚩 🇧🇷 (@ErikakHilton) November 16, 2022
Momento em que Lula diz na #COP27 que cobrará os 100 bilhões de dólares prometidos pelos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento. pic.twitter.com/u3Rk8zlelu
Entre os eleitores declarados de Lula, vários se disseram emocionados ao ouvir a fala. E, claro, há sempre os perfis que aproveitam os assuntos do dia para fazer piadas.
Que discurso emocionante do Lula agora na COP 27.
— Érica Collares Arantes (@teatroallankard) November 16, 2022
Estou desidratada de tanto chorar.
Lindo demais.
Hoje teve mais um discurso histórico do Lula. Não entendo de discursos na COP, não sei o que outros já disseram. Mas o que ele falou me deixou eletrizado. Chamou todos os países na chincha e assumiu responsabilidades. Cobrou do G20 que as coisas saiam do papel. Achei foda.
— não existe segunda feira no comunismo (@salamalandro) November 16, 2022
Que decepção!
— Pilas Maracutaia ↗️ (@pilasmaracutaia) November 16, 2022
Em seu discurso na COP, Lula não falou da ideologia de género abortista, muito menos do kit gay comunista.
Na imprensa, a fala de Lula também repercutiu. Mesmo jornalistas que muitas vezes se colocaram como oposição ao petista se renderam à fala dele no evento no Egito.
Discurso de Lula na COP devolve Brasil à geopolítica global, com capacidade de liderar a discussão mais importante hoje no mundo. Fala traz acenos à agropecuária e à discussão sobre soberania, fraternidade na relação com vizinhos e altivez junto aos países desenvolvidos.
— Guilherme Amado (@guilherme_amado) November 16, 2022
Lula cobra o dinheiro prometido pelos países ricos. “ A minha volta é para cobrar o que foi prometido em 2009, na COP 15”. Os brasileiros entoaram o coro “Ô o Brasil voltou”. #OGlobo
— Míriam Leitão (@miriamleitao) November 16, 2022
Bolsonaro cancelou a COP no Brasil em 2019 e nem sequer foi à de 2021. Lula está na de 2022, antes mesmo da posse, e quer sediar a próxima não só no Brasil, mas na Amazônia. Só isso já diz tudo.
— Eliane Cantanhêde (@ECantanhede) November 16, 2022
Lula na COP 27 enquanto Bolsonaro segue escondido na copa da casa dele. pic.twitter.com/7WkB5ptytF
— GugaNoblat (@GugaNoblat) November 16, 2022
Edição: Thalita Pires