Na próxima quinta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) dará início à vacinação contra covid de crianças entre 6 meses e 4 anos de idade com comorbidades e deficiência. A campanha acontece exclusivamente nesta data em 131 unidades de saúde do município.
Leia mais: Com falta de vacinas, Rio suspende segunda dose contra a covid para crianças de 3 e 4 ano
Adolescentes e adultos não serão vacinados nas unidades selecionadas. A pasta informou que o esquema busca evitar o desperdício devido ao aporte limitado de doses até que o Ministério da Saúde envie novas remessas. Crianças de 3 a 4 anos com comorbidades e deficiência que ainda não foram vacinadas podem tomar a Pfizer.
"A decisão foi feita por conta da quantidade limitada de doses da vacina enviada pelo Ministério da Saúde. O intervalo para a segunda dose é de quatro semanas", afirmou a SMS em nota.
Para que a criança seja vacinada, o responsável deve apresentar comprovante de que ela pertença a um dos grupos de comorbidades (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica). A relação das comorbidades incluídas como prioridade e o endereço das unidades onde a vacina estará disponível nesta quinta-feira (17) podem ser consultadas no site.
Segundo o painel covid da Prefeitura do Rio, 147 pessoas estão internadas com a doença na capital. Outras 20 estão na fila, aguardando por um leito. Cerca de 90% dos pacientes internados com covid estão com o esquema vacinal incompleto. O município alerta para mais de 1,5 milhão de pessoas sem a dose de reforço.
Edição: Clívia Mesquita