A nova concessão para o sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade do Rio de Janeiro foi autorizada pela prefeitura da capital fluminense nesta quinta-feira (10). A empresa Tembici segue responsável pela implantação, manutenção e operação do sistema.
De acordo com o novo termo, o número de estações aumentará em 45%, ou seja, 520 novos pontos, em até 18 meses. Com isso, o município pretende ter até 5.200 bicicletas compartilhadas distribuídas na região central e nas zonas Norte, Sul e Oeste.
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Segundo a prefeitura, além das 520 estações, com o crescimento da demanda poderão ser acrescidas ao contrato outras 200 estações e duas mil bicicletas, completando um total de 720 estações e 7.200 bicicletas, o dobro da quantidade existente atualmente.
Malha Cicloviária
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio)informou que iniciou a implantação de novas infraestruturas cicloviárias na cidade, conectando as estações de transportes públicos à malha cicloviária existente.
De acordo com o órgão, no final deste ano, 54 estações, que não possuíam conexões, estarão conectadas. Até o momento, a prefeitura detalha que foram concluídas as conexões a 43 estações somando mais de 20 novos quilômetros aos 457 km implantados na cidade até 2021.
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"Além das ações promovidas para incentivar o uso da bicicleta, também percebemos uma alta demanda de utilização dos equipamentos e no número de usuários, por meio de frequentes pedidos da atual concessionária para que haja mais estações e equipamentos para continuar atendendo a população. Expandimos o número de estações para que haja possibilidade de um planejamento mais eficiente e que atenda a todos com mais uma opção de deslocamento", explica a secretária de Fazenda e Planejamento Andrea Senko.
O sistema de compartilhamento de bicicletas teve início na cidade do Rio em 2008, com 50 estações. Atualmente, a cidade possui 310 estações implantadas, 50 em licenciamento, e grande parte está localizada em pontos estratégicos de integração com outros transportes públicos.
De acordo com o município, a empresa que venceu a nova licitação deverá priorizar os locais de instalação já existentes. As estações posteriormente instaladas deverão priorizar a continuidade no sistema de compartilhamento de bicicletas, estabelecendo-se em locais escolhidos pela concessionária e licenciados pela prefeitura.
Edição: Jaqueline Deister