Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

Mobilidade urbana na Baixada Fluminense é tema do Papo na Laje desta quinta (27)

Moradoras de Queimados contaram como a precariedade dos trens da Supervia atravessa gerações; assista às 18h

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Maria Clara Salvador e Fabrícia de Sá pesquisam mobilidade urbana por vivenciar diariamente os problemas no transporte - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (27) traz como tema a mobilidade urbana na Baixada Fluminense. No episódio, as convidadas falaram sobre a precariedade do sistema ferroviário da Supervia, que foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

As jovens Maria Clara Salvador e Fabrícia de Sá afirmaram que os problemas no serviço da concessionária vem de longa data e atravessam gerações. Elas são moradoras da cidade de Queimados que é cortada pela linha do trem e é o principal meio de transporte na região.

Leia mais: Papo na Laje: desafios e potências da produção cultural na Baixada Fluminense

"Quando eu era pequena associava o trem ao medo pelas histórias que minha família contava. Sobre o trem que ia com as portas abertas, com pessoas penduradas, o espaço entre o vagão e a plataforma, e até hoje as pessoas se acidentam e morrem por isso", contou a estudante de filosofia Maria Clara.

Para Fabrícia, pesquisadora de mobilidade e integrante da Casa Fluminense, a CPI dos Trens foi um momento importante para ouvir as a população que sofre diariamente no transporte. Mas ela questiona os próximos passos. 

"Fico pensando se de fato vamos conseguir alguma coisa a partir disso. Entendemos que o transporte é ruim, que as pessoas não estão satisfeitas com o serviço, mas o que vem agora?", disse a jornalista no programa.

As duas fazem parte do laboratório de tecnologias sociais e de dados Visão Coop. A organização nasceu em Queimados com o objetivo de pautar os então candidatos à prefeitura sobre tema relevantes para a cidade em 2020. Hoje, o projeto abrange toda Baixada Fluminense, e realiza diagnósticos de problemas locais e propõe ações. 

A segunda temporada do Papo na Laje é transmitida na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. Também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.

Assista:

 

Edição: Mariana Pitasse